Para se manter em um mercado competitivo e online, as empresas têm usado cada vez mais ferramentas de tecnologia para gestão e controle de diversos setores. Esse comportamento no mercado apresentou uma dificuldade não prevista, que é a de Gerenciar várias ferramentas e utilizá-las em todo o seu potencial.
Para facilitar esse controle, surgiram os ERP’s que são sistemas que interligam todos os dados e processos de uma organização em um único local, permitindo controle de áreas operacionais, gerenciais, financeiras, entre outras.
Conheça mais sobre os ERPs e quais são os benefícios e vantagens que eles trarão ao seu negócio.
O que é ERP na nuvem?
Como abordado acima, um ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) é um software que permite gerenciar várias áreas da sua empresa em uma única plataforma de forma integrada. Em sua base primária, o sistema ajuda o gestor a administrar as contas a pagar e a receber, monitorar e acompanhar os pedidos de compras e vendas, gerenciar agendamentos, Entregas, Controle de Clientes, de Fornecedores, de Estoque e até mesmo, criar projeções para os próximos ciclos e muito mais.
Esse tipo de sistema é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio, levanta e integra dados que podem te ajudar a ter uma visão mais holística e tomar decisões efetivas, para aumentar seus lucros e reduzir seus gastos, sem perder a qualidade.
ERP local x versão na nuvem
Os ERP’s locais e os baseados em nuvem são comparáveis do ponto de vista de recursos e capacidades. Aqui está uma rápida olhada em como eles se comparam.
- O software local é um programa no seu computador e não pode ser usado em nenhum outro dispositivo. O software baseado em nuvem geralmente é acessado por meio de uma página da web e pode ser usado em qualquer lugar com uma conexão à Internet.
- O software online tem uma vantagem sobre o local porque o acesso orientado por navegador significa que várias equipes podem coordenar atividades em tempo real. Da mesma forma, os sistemas baseados na nuvem e amigáveis à web se adaptam com eficiência em dispositivos móveis e também em uma variedade de telas.
- Muitos softwares locais e softwares online compartilham recursos semelhantes, mas diferem na forma como são atualizados. Com o software baseado em nuvem, você deixa as atualizações do software para o desenvolvedor e isso geralmente acontece sem você saber. O software local oferece mais capacidade de personalização mas é limitado por atualizações raras ou desafiadoras; interface do usuário e experiência podem rapidamente se tornar desatualizadas.
- Com o software online, apenas os dados pertencem à empresa. O software e servidor que contém seus dados estão em vigor, sendo alugados. Com servidores de computador local, você possui todos os dados e é responsável por mantê-los seguros.
- O modelo sem assinatura de sistemas locais pode reduzir custos recorrentes e seguirá as regras de segurança da rede em que está instalado. No entanto, há os custos iniciais de compra de hardware a serem considerados e a necessidade de suporte de TI interno contínuo.
- Com o ERP em nuvem, você paga uma taxa mensal ou anual com base nos recursos necessários. As atualizações acontecem automaticamente e todos os aspectos do serviço são gerenciados pelo provedor de nuvem. A manutenção planejada e preventiva é realizada fora do horário comercial para criar menos interrupções.
Como funciona na prática um ERP em nuvem?
O software baseado em nuvem evolui rapidamente com os avanços tecnológicos, portanto, as organizações sempre obterão a versão mais atualizada do software disponível. Da mesma forma, o ERP online oferece cada vez mais flexibilidade e configuração específica de negócios, conforme a tecnologia evolui. Além de gerar melhor custo x benefício por integrar várias ferramentas que seriam adquiridas separadamente.
A responsabilidade e segurança do ERP na nuvem é totalmente do provedor contratado, muito diferente do sistema de estrutura interno local de TI. Assim, não há necessidade de investir tempo e dinheiro em atualizações e políticas contra cyber ataques.
A sua empresa estará definitivamente segura e as informações sigilosas podem ser confiadas em um sistema de ERP na nuvem.
Benefícios de um ERP em nuvem
- Mobilidade
Com o advento da pandemia mundial do (COVID-19), o isolamento social foi obrigatório e necessário. Esse cenário mostrou o despreparo das empresas em relação à gestão de crises. Nunca foi tão necessário a mobilidade em qualquer setor do mercado no mundo, mas, muitas empresas acabaram não se adaptando e tiveram prejuízos quase irreparáveis, ficando impossível realizar o trabalho home office sem ferramentas de tecnologia eficazes.
O ERP em nuvem pode ser acessado em qualquer lugar do mundo, portanto, é uma solução absoluta em todos os casos dessa natureza.
- Redução de custos
A economia, sem dúvidas, é um dos fatores-chave a ser analisado antes de adquirir qualquer novo software. Por ser fácil a implantação e ausência da necessidade de manutenções periódicas, o sistema na nuvem torna-se uma opção relevante para investimentos em ferramentas de gestão.
Os custos, também podem ser reduzidos, por conta da eficiência da ferramenta. Com relatórios muito bem organizados, maior controle dos processos na empresa. Esse controle de dados é potencializado na nuvem, pois o gestor pode acessá-los e tomar decisões de extrema importância a qualquer momento.
- Escalabilidade
A escalabilidade se aplica ao muito ERP baseado em nuvem, pois, a produtividade aumenta, a empresa evolui de forma sustentável e gradativa, sem necessitar investir em infraestrutura interna. Tarefas como emissão de notas fiscais ou controle do estoque, tornam-se mais rápidas e práticas com o ERP em nuvem.
E com todos os benefícios de um ERP na nuvem, ainda é possível acessá-lo diretamente do seu navegador.