7 tendências em gerenciamento e logística da cadeia de suprimentos para 2022 – Parte 2

7 tendências em gerenciamento e logística da cadeia de suprimentos para 2022 - Parte 2

Continuamos abordando sobre como está evoluindo a indústria de logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos – e quais desenvolvimentos você precisa considerar. No post anterior, falamos sobre Veículos Automatizados, Uso de tecnologias para gerenciamento e Novos modelos de negócio. 
Nós da edecoração levantamos relatórios do mercado e identificamos as principais áreas de mudança, e aqui nós dividimos para você com 7 das principais tendências que esperamos ver neste setor em 2022. Veja a Parte 1

4. Cadeias de suprimentos circulares fecham o ciclo

A ‘cadeia de abastecimento circular’ é um tema quente no momento, especialmente quando se trata de sustentabilidade. Uma cadeia de abastecimento circular é aquela em que os bens que fluem na direção reversa podem ser reutilizados, reciclados ou revendidos. Se eles fluírem de volta para a cadeia de abastecimento novamente, eles podem ser reutilizados, reciclados ou revendidos novamente – com esse processo ocorrendo repetidamente.

Esta cadeia de abastecimento de circuito fechado é provavelmente o futuro, mas não a curto prazo. Ainda não temos grande parte da infraestrutura necessária para decompor e reaproveitar materiais, então mesmo bens que poderiam ser reciclados – como certos tipos de plástico – ainda vão para aterros, apesar das melhores intenções.

É provável que não vejamos grandes mudanças nesse ciclo em 2022, mas veremos mais etapas sendo tomadas em direção à sua realização. Isso significa que as empresas de logística devem continuar a otimizar suas funções reversas da cadeia de suprimentos e ficar de olho nos parceiros de sustentabilidade, como fabricantes de embalagens e recicladores. Ser capaz de anunciar esses tipos de iniciativas verdes pode provar ser um ponto de vantagem competitiva para clientes ecologicamente corretos.

5. As instalações de cross docking reduzem os custos de armazenamento

O que é cross docking? Cross docking é a transferência de mercadorias de entrada para uma transportadora de saída por meio do uso de uma instalação de cross docking – ou seja, um terminal de armazenamento temporário que elimina ou reduz a necessidade de armazenamento de estoque. Todas as mercadorias que chegam são classificadas e carregadas em caminhões de saída o mais rápido possível – muitas vezes imediatamente.

O mercado de cross docking é outra área de grande crescimento. Globalmente, espera-se chegar a 342 bilhões de dólares até 2030. Esse crescimento está sendo impulsionado pelo aumento das expectativas dos clientes quanto aos prazos de entrega, pressionando a logística por meio da “necessidade de velocidade”.

Benefícios de cross docking

  • Custos reduzidos, especialmente quaisquer custos associados ao armazenamento de estoque de longo prazo e instalações, mão de obra e utilidades associadas;
  • Giro de estoque melhorado, já que o objetivo do cross docking é fazer com que as mercadorias entrem e saiam da forma mais eficiente possível;
  • Risco minimizado, pois há redução no manuseio de mercadorias e nenhum armazenamento de longo prazo, o que poderia aumentar a chance de deterioração.

 

Desafios de cross docking

  • Mais transportadoras são necessárias para que uma instalação de cross docking funcione com eficiência. Poucas transportadoras e mercadorias precisam ser movidas para o armazenamento;
  • Isso pressiona a equipe de planejamento e coordenação para gerenciar programações de embarque complexas e criar previsões mais precisas para colocar e retirar mercadorias com eficiência;
  • É necessária uma tecnologia de gerenciamento de estoque eficiente para melhorar a velocidade de descarregamento, digitalização, classificação e recarregamento para garantir que as mercadorias possam ser rastreadas durante todo o processo – e não serão perdidas e deixadas para trás no Centro de Distribuição.
O cross docking é um meio de melhorar os tempos de entrega e minimizar o armazenamento, mas requer mais transportadoras e um planejamento cuidadoso para funcionar de maneira eficiente.
O cross docking é um meio de melhorar os tempos de entrega e minimizar o armazenamento, mas requer mais transportadoras e um planejamento cuidadoso para funcionar de maneira eficiente.

6. Relações com fornecedores são importantes

O gerenciamento de relacionamento com o fornecedor (SRM) é tão importante quanto o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Envolve fazer uma lista de fornecedores essenciais, criando maior colaboração entre as duas partes e encontrando maneiras de tornar o relacionamento mutuamente benéfico.

Na era moderna, sabemos que a competição é feroz. O acesso à tecnologia avançada permite que as empresas iniciantes surjam do nada, superem uma indústria e eliminem os concorrentes existentes. Ou dá a marcas maiores a chance de estender seu alcance a novas áreas – como a GoLocal do Walmart – que também pode afastar os jogadores existentes.

Não apenas isso, mas em tempos de turbulência econômica – como durante a pandemia Covid-19 – as empresas podem reinventar repentinamente seus parceiros da cadeia de suprimentos para encontrar maneiras de minimizar riscos ou cortar custos.

É por isso que os relacionamentos com fornecedores são importantes – e serão cada vez mais importantes em 2022 em diante.

Benefícios de melhores relacionamentos com fornecedores

Se o seu relacionamento com um fornecedor é sobre benefício mútuo, ao invés de custo, você pode começar a desbloquear mais desse relacionamento e estabelecer as raízes necessárias para mantê-lo estável, mesmo durante tempos econômicos difíceis. Por exemplo, você pode:

  • Trabalhar com ele para co-desenvolver novos produtos e serviços;
  • Encontrar maneiras de reduzir custos;
  • Compartilhar dados e informações para otimizar o desempenho;
  • Procurar maneiras de reduzir o desperdício ou aumentar a sustentabilidade;

Empresas que colaboram regularmente com fornecedores demonstram níveis mais altos de crescimento, custos operacionais mais baixos e maior lucratividade do que seus pares.

Promover um relacionamento mutuamente benéfico com seus fornecedores é importante para manter a estabilidade em tempos de crise econômica
Promover um relacionamento mutuamente benéfico com seus fornecedores é importante para manter a estabilidade em tempos de crise econômica.

7. As cadeias de suprimentos devem acompanhar o varejo omnichannel

Varejistas e outros setores de negócios estão se tornando omnicanal. Isso significa que seu objetivo é oferecer a seus clientes uma experiência de compra perfeita, quer eles comprem na loja, online, por telefone, WhatsApp ou por meio de mídias sociais. Não importa a plataforma, é tudo uma experiência, em vez de canais isolados que não funcionam juntos. Os dados teoricamente são transferidos de um para o outro sem obstrução. 

A cadeia de suprimentos em algumas áreas não está acompanhando essa tendência e isso causará tensão entre as partes – especialmente nesta época em que os clientes esperam uma entrega rápida. 

A transformação digital é a chave para se tornar omnichannel!

Aqui, novamente, a transformação digital é a chave. O setor de logística e cadeia de suprimentos deve ser capaz de gerenciar vários canais de clientes, modelos de atendimento, opções de pagamento e até mesmo instalações, tudo de maneira integrada e interconectada.

Esse nível de sinergia entre os sistemas físicos e digitais – e os processos e treinamento necessários para gerenciá-los – às vezes requer uma transformação significativa.

A McKinsey identifica sete blocos principais para construir uma cadeia de suprimentos multicanal, que envolve uma combinação de automação de processos, redes de atendimento reavaliadas, estratégia centrada no cliente e gerenciamento de mudanças.

Acompanhar a tendência omnicanal garantirá que sua empresa possa gerenciar vários canais de venda e modelos de atendimento - e competir com empresas maiores
Acompanhar a tendência omnicanal garantirá que sua empresa possa gerenciar vários canais de venda e modelos de atendimento - e competir com empresas maiores.

Então, para onde vamos agora com a logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos?

Ao observar as tendências do setor, geralmente não há um tema-chave conectando todos eles – mas aqui na logística e no gerenciamento da cadeia de suprimentos, existe.

Os clientes esperam um frete melhor e mais rápido, enquanto mantêm os preços os mais baixos possíveis e aumentam a sustentabilidade. Isso colocou e continuará a exercer pressão em todas as etapas da cadeia de abastecimento, exigindo uma transformação significativa em quase todas as facetas da indústria.

Para que qualquer empresa possa competir, especialmente contra grandes multinacionais que se ramificam em logística, nossa pesquisa mostra que a otimização de processos, eficiência e construção de relacionamento serão essenciais em 2022 – e após.

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