Cinco maneiras práticas de melhorar o relacionamento com os fornecedores

Cinco maneiras práticas de melhorar o relacionamento com os fornecedores

No artigo anterior, falamos sobre o que é Supplier Relationship Management (SRM) e quais os benefícios em gerenciar o relacionamento com seus fornecedores. Agora, falaremos sobre como melhorar esse relacionamento, de forma prática.

Uma estratégia de SRM estruturada deve focar na confiança e colaboração do fornecedor como uma alavanca para entregar valor e construir parcerias com fornecedores-chave para alcançar maior inovação e valor. Cada relacionamento com o fornecedor deve ser gerenciado individualmente e alinhar as atividades do fornecedor aos objetivos comuns da empresa.  

Aqui estão cinco maneiras práticas de ajudar as organizações a otimizar os relacionamentos com fornecedores.

1. Comunicação consistente

Promova uma comunicação clara e consistente. Para construir relacionamentos eficazes e de longo prazo com os fornecedores, a empresa compradora deve se comunicar com seus fornecedores com base em uma parceria igualitária. Mantenha os fornecedores atualizados regularmente sobre sua estratégia e planos de negócios para que saibam qual é o seu papel para apoiar, planejar e lucrar com esses planos. 

A comunicação eficaz ajuda a apoiar as metas de longo prazo, construindo um relacionamento forte e de confiança entre compradores e fornecedores. A comunicação é importante para construir a confiança necessária para que ambas as partes fiquem felizes em compartilhar informações e trabalhar juntas para apoiar os objetivos acordados.

2. Alavancar a tecnologia

A demanda por líderes de SRM para oferecer qualidade, sustentabilidade e valor aprimorado no gerenciamento da cadeia de suprimentos é considerada crítica para os negócios. Atender a essas necessidades requer ferramentas dinâmicas para obter uma melhor percepção das atividades dos fornecedores e ajudar a formar inteligência relevante para análises e tomadas de decisão contínuas. 

O SRM, como quase todas as outras estratégias de gerenciamento no âmbito do gerenciamento da cadeia de suprimentos, geralmente faz parte de um processo digitalizado e integrado de sistemas e soluções de negócios. Esta cadeia de suprimentos digital é um ambiente digital coletivo, integrando várias tecnologias, atividades e resultados para ajudar a construir redes fortes e parcerias colaborativas em toda a cadeia de suprimentos. 

Uma característica-chave de uma cadeia de suprimentos integrada é a eficácia de custos e o valor agregado aos serviços. A integração correta de sistemas individuais e monitoramento consistente reduzirá os custos de governança e aumentará a eficiência e o desempenho geral.

3. Foco na sustentabilidade

As estratégias de SRM devem servir como base para a construção de relacionamentos duradouros com fornecedores que operam de forma sustentável. Isso significa, implementar um método sistemático para determinar o desempenho do fornecedor e, ao mesmo tempo, defender os valores sustentáveis que apoiam as pessoas e o planeta. 

As estratégias de SRM também devem garantir que os fornecedores possam entregar qualidade sem comprometer o valor da sustentabilidade. Isso pode ser alcançado através da agilização das avaliações de fornecedores, classificando os fornecedores em iniciativas de sustentabilidade e auditorias regulares das ações, padrões e conformidade dos fornecedores.

4. Qualidade e desempenho

O SRM deve aprimorar a qualidade e o desempenho tanto do comprador quanto do fornecedor para cumprir os KPI’s críticos do negócio e as medidas de desempenho. Crie KPIs significativos, concentrando-se nas atividades que irão impactar os KPIs internos da organização e os KPIs de seus fornecedores. 

Os indicadores de desempenho estabelecem os critérios para rastrear e avaliar regularmente os fornecedores e podem incluir procedimentos específicos documentados do produto ou métricas para avaliar o desempenho, como a porcentagem de desempenho no prazo e o número de vezes que um produto de qualidade é recebido. 

Os indicadores do fornecedor ajudam as empresas a manter cadeias de suprimentos lucrativas e baseadas em métricas. Eles oferecem uma análise aprofundada de todos os fornecedores e destacam rapidamente as diferentes estratégias de preços utilizadas por cada um. Identificar os fornecedores que oferecem preços fixos eliminará preocupações com flutuações de custo e oferece estabilidade de preços. 

As medidas de qualidade e desempenho devem ser monitoradas internamente desde os gerentes de SRM e oficiais de aquisições até as operações de produção e atividades de varejo.

5. Gestão de risco

Os riscos da cadeia de abastecimento apresentam-se de muitas formas e podem ser impulsionados por eventos a montante ou a jusante da cadeia de abastecimento. Fatores incontroláveis ​​podem tornar a resiliência ao risco da cadeia de abastecimento difícil de avaliar, como desastres naturais, eventos geopolíticos e, como mostrou a situação atual da Covid-19, pandemias globais. 

No entanto, o risco individual do fornecedor é mais simples de avaliar e gerenciar. Antes de contratar um novo fornecedor, é fundamental fazer sua pesquisa, garantir que eles sejam financeiramente estáveis ​​e tenham a experiência e a capacidade para atender às suas necessidades. Mitigar os riscos avaliando o perfil de risco de cada fornecedor e empregar um Acordo de Relacionamento com o Fornecedor robusto para garantir que qualquer crise que possa surgir, possa ser tratada da melhor maneira com o mínimo de interrupções nos negócios.

O gerenciamento eficiente do relacionamento com o fornecedor economizará tempo e dinheiro para sua empresa, e o impacto que isso pode ter na receita e nas margens de lucro não deve ser subestimado. Ter um processo robusto, seguindo as melhores práticas e implementando soluções de software digital online ajudará você a otimizar o gerenciamento de relacionamento com seus fornecedores. 

Além disso, fornecerá aos funcionários procedimentos de compra claros e fornecerá as percepções e a transparência para aumentar o valor dos fornecedores para o seu negócio.

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