Gerenciamento de relacionamento com fornecedores

Gerenciamento de relacionamento com fornecedores

O gerenciamento de relacionamento com fornecedores é frequentemente referido como o equivalente B2B do gerenciamento de relacionamento com o cliente. Vamos definir este conceito de gerenciamento crucial e explicar como você pode implementar e melhorar o gerenciamento de relacionamento com fornecedores para alavancar o sucesso dos negócios.

Nesse artigo você verá:

O que é gerenciamento de relacionamento com fornecedores?

O Supplier Relationship Management (SRM) é um conceito de gestão frequentemente usado por profissionais da cadeia de suprimentos e compras. À medida que as cadeias de suprimentos se tornam mais complexas, há uma necessidade maior de cultivar maneiras claras e mensuráveis ​​de avaliar cada fornecedor. O SRM ajuda a determinar como os fornecedores da organização contribuem ou prejudicam o negócio. 

Parte de uma estratégia geral de gerenciamento da cadeia de suprimentos, o SRM se concentra na otimização da eficiência e na criação de valor para todas as partes interessadas. Ele identifica fornecedores essenciais para uma empresa e serve como base para a colaboração entre comprador e fornecedor. Identificar relacionamentos com fornecedores que se alinham com os objetivos corporativos pode resultar em maior eficiência geral. 

Construir relacionamentos mutuamente benéficos leva tempo, mas com uma comunicação aberta e eficaz, os fornecedores obterão uma compreensão clara das necessidades específicas da sua empresa. Esse conhecimento ajuda a eliminar atrasos na cadeia de suprimentos e, se surgirem problemas, garante que a solução de problemas seja um processo relativamente indolor porque relacionamentos valiosos foram estabelecidos.

Quais são os benefícios do gerenciamento de relacionamento com fornecedores?

O objetivo do SRM é alavancar os relacionamentos com fornecedores para criar valor e lucratividade para o seu negócio. Quando feito de maneira adequada, o SRM pode alcançar maior eficiência, reduzir custos no atacado e otimizar o desempenho da cadeia de suprimentos. A gestão de relacionamento com fornecedores pode: 

  • Diminuir o risco;
  • Otimizar o desempenho;
  • Reduzir custos;
  • Melhorar a eficiência administrativa;
  • Eficiência de integração.

 

Mitigação de risco
Proporcionando maior visibilidade, o gerenciamento do relacionamento com o fornecedor ajuda a identificar e reduzir riscos potenciais. O SRM e o gerenciamento de inventário online permitem que as empresas rastreiem fornecedores e reúnam dados vitais para verificar facilmente as informações do fornecedor, identificar riscos potenciais do fornecedor e rastrear o seu desempenho. Os dados recebidos do rastreamento de desempenho também sinalizarão possíveis problemas iminentes e identificarão áreas de melhoria. 

Otimização de desempenho
Com a ajuda de tecnologias para o SRM, os gerentes de relacionamento com fornecedores podem rastrear e medir o desempenho do fornecedor em relação às obrigações contratuais para garantir que os fornecedores atendam às suas necessidades de negócios e cumpram as condições acordadas. Isso permitirá que você defina um desempenho ideal e selecione o melhor fornecedor com base nos requisitos da empresa, como serviços profissionais, transporte e recursos de remessa. 

Redução de custos
Com maior visibilidade, você pode identificar custos ocultos e tomar medidas para transformá-los em economia de custos. Relações fortes com fornecedores também te ajudam a negociar as melhores taxas, abatimentos, descontos, custos de entrega e limites de volume. Da mesma forma, compradores e fornecedores podem colaborar na duração do contrato, termos de pagamento, encargos e outros incentivos para ajudar a aumentar sua margem de lucro. 

Maior eficiência administrativa
O software que possui gerenciamento de relacionamento com fornecedores aumentará significativamente a sua eficiência nas tarefas administrativas. Um local central e online para todos os dados do fornecedor ajuda o SRM por meio da manutenção de registros digitais que reduz os custos de mão de obra administrativa, diminui os erros, a duplicação de dados e a perda de informações cruciais do fornecedor. 

Integração eficiente
Obter novos fornecedores, testar produtos e negociar contratos pode ser caro e demorado. Ao otimizar as práticas de gerenciamento da cadeia de suprimentos por meio do gerenciamento de relacionamento com o fornecedor, será mais fácil obter dados relevantes, como capacidade do fornecedor e informações de estoque. As empresas podem reduzir drasticamente os custos associados ao estabelecimento de novos relacionamentos com fornecedores, agilizando as atividades de integração e os processos de aquisição relevantes.

SRM ajuda a identificar e organizar quaisquer fornecedores existentes com a capacidade de atender às necessidades atuais e futuras da sua empresa. Garantir custos estáveis ​​e uma cadeia de suprimentos confiável, que são fatores cruciais para a lucratividade e sustentabilidade de qualquer comércio.

Promover um relacionamento mutuamente benéfico com seus fornecedores é importante para manter a estabilidade em tempos de crise econômica
Identifique o tipo certo de relacionamento com o fornecedor que atenderá às suas necessidades

Quais são os tipos de relacionamento com fornecedores?

Em seu artigo “Strategies for Global Sourcing”, David Pyke explorou cinco tipos de relacionamentos de sourcing: compra no mercado, relacionamento contínuo, parceria, aliança estratégica e integração reversa. 

Compre a relação de mercado
Esse relacionamento é direto e mais adequado para acordos transacionais de comprador – vendedor comumente encontrados para mercadorias ou serviços nomeados. Frequentemente, envolve apenas um cumprimento contratual, com pouca ou nenhuma comunicação além de falar sobre o requisito e o cumprimento do pedido. 

Um exemplo disso é a Rede de Processos de Negociação (TPN) da Brastemp, onde as especificações das peças são publicadas eletronicamente e os fornecedores pré-qualificados podem apresentar propostas para o trabalho. Com esse arranjo, há pouca interação face a face e os custos são extremamente baixos. 

Relacionamento contínuo 
O relacionamento contínuo é um status formal (ou informal) reconhecido em que um fornecedor é preferido em relação a outros e tem contratos de médio prazo. Nesses tipos de relacionamento com fornecedores, ambas as partes tendem a compartilhar informações e ter um relacionamento melhor. 

Parceria 
Normalmente contratos de longo prazo do que em andamento e relacionamento de compra do mercado, as parcerias são caracterizadas por maior confiança e compartilhamento de informações e objetivos. 

Aliança estratégica 
Trata-se de um relacionamento de longo prazo em que ambas as partes concordam em trabalhar juntas, geralmente de forma exclusiva, para cumprir as metas de negócios. Requer mais colaboração do que outros tipos de relacionamento com o fornecedor. 

Integração reversa
A integração reversa envolve um negócio que possui o fornecedor como parte de seu negócio. Isso resulta em uma cultura unificada e total compartilhamento de informações e planos.

Os gerentes de relacionamento com fornecedores desempenham um papel crucial no estabelecimento de relacionamentos benéficos com os fornecedores.
Os gerentes de relacionamento com fornecedores desempenham um papel crucial no estabelecimento de relacionamentos benéficos com os fornecedores.

O que faz um gerente de relacionamento com o fornecedor?

Um Gerente de Relacionamento com Fornecedores é responsável por estabelecer e manter relacionamentos com todas as empresas com as quais a organização mantém relacionamento comercial. Os gerentes também trabalham com as principais partes interessadas dentro da empresa para garantir um entendimento claro de quais são as necessidades do negócio e o que os fornecedores estão oferecendo. 

As principais responsabilidades do Gerente de Relacionamento com o Fornecedor incluem a identificação e segmentação das principais parcerias de SRM, oferecendo liderança e experiência às equipes de SRM e fornecendo supervisão e governança contínua para todos os relacionamentos com fornecedores. 

Os gerentes de SRM são responsáveis ​​por estabelecer e implementar uma estrutura geral para gerenciamento de fornecedores e parceiros. O gerente avalia a capacidade de um fornecedor de atender às necessidades contratuais, mede o desempenho do fornecedor durante o período do contrato, trabalha para reduzir o risco do lado do fornecimento e rastreia e melhora o desempenho do fornecedor. Trabalhar de forma colaborativa para identificar desafios enquanto procura construir e melhorar a relação entre oferta e demanda para melhorar os resultados comerciais.

Qual é o processo de relacionamento com fornecedores?

Os processos de gerenciamento de relacionamento com fornecedores tem o objetivo de potencializar esses relacionamentos para orientar e entregar maior valor para a cadeia de suprimentos e aumentar a rentabilidade do negócio. Existem quatro etapas principais no processo de SRM: 

  1. Segmentação e classificação
  2. Desenvolvimento da estratégia do fornecedor
  3. Execução da estratégia do fornecedor
  4. Avaliação, medição e feedback
  1. Segmentação e classificação

A segmentação de fornecedores ajuda a avaliar os fornecedores em relação à lucratividade e à exposição ao risco e a determinar os fornecedores mais adequados para acordos de parceria estratégica de médio e longo prazo. As áreas gerais de segmentação incluem gastos anuais com fornecedores, natureza do produto ou serviço, integração de processos, recursos de compartilhamento de conhecimento e risco potencial do fornecedor.

  1. Desenvolvimento da estratégia do fornecedor

O desenvolvimento da estratégia do fornecedor informa os objetivos, expectativas e estruturas de governança do relacionamento comprador-fornecedor. Aloque os recursos internos e planos necessários para atender às necessidades de negócios e apoie-os com KPIs e medidas de serviço significativas que estejam alinhadas à entrega de resultados de negócios. 

  1. Execução da estratégia do fornecedor

Isso faz parte do seu roteiro de sourcing (processo de desenvolvimento de canais de fornecimento). Ele mapeia as atividades, reuniões e implementação colaborativa de projetos para garantir que o valor seja entregue e as metas sejam cumpridas. Esta etapa é realizada com fornecedores selecionados que são vitais para o seu negócio. 

  1. Avaliação, medição e feedback

Esta etapa final trata da revisão e avaliação regulares do desempenho do fornecedor. Além disso, isso incluirá uma avaliação interna para verificar se as parcerias de SRM estão entregando o valor planejado e desejado para todas as áreas da organização de compras. 

É importante que as empresas analisem regularmente as relações com os fornecedores e se concentrem naqueles que oferecem um maior benefício à organização. Aqueles que fornecem às empresas a vantagem para negociar coisas como custos mais baixos em troca de níveis de pedido mínimo mais altos ou um prazo de contrato mais longo.

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