Logística reversa: o que é e por que é tão importante?

Logística reversa o que é e por que é tão importante

Logística reversa é o processo de retorno das mercadorias ao ponto de origem – do comprador ao fabricante ou fornecedor. Hoje, a logística reversa não pode mais ser uma questão secundária para os fabricantes, mas sim uma parte integrante do planejamento da cadeia de suprimentos. 

Em vez de permitir que as devoluções prejudiquem seus negócios, fabricantes e varejistas, com processos eficientes em funcionamento, podem se beneficiar da logística reversa. Para esses negócios, a questão é como otimizar o processo de logística reversa para melhorar a experiência do cliente, reduzir o custo do desperdício, agregar valor aos produtos por meio da reciclagem e reaproveitamento e se tornar mais sustentável.

Aqui, veremos em detalhes como e por que a logística reversa é importante para varejistas e fabricantes, cobrindo as questões: 

As devoluções não precisam prejudicar o seu negócio - em vez disso, você pode se beneficiar da logística reversa.
As devoluções não precisam prejudicar o seu negócio - em vez disso, você pode se beneficiar da logística reversa.

O que é logística reversa?

Logística reversa é outro nome para cadeia de suprimentos reversa – quando as mercadorias fluem do consumidor para o fabricante. Isso geralmente acontece quando as mercadorias são recuperadas para revenda ou reciclagem.  

Muitas empresas já estão engajadas na logística reversa, mas não percebem isso porque chamam de outra coisa. Por exemplo, qualquer acordo que inclua uma cláusula para reparo, manutenção, reforma, remanufatura ou reciclagem de bens e / ou materiais envolverá uma cadeia de abastecimento reversa.

Alguns exemplos de logística reversa são:

  • Gestão de devoluções: o processo de lidar ou evitar devoluções;
  • Bens não vendidos: o tratamento de devoluções de varejistas e distribuidores de volta aos fabricantes;
  • Fim de vida: O tratamento de devoluções de produtos que não podem mais ser vendidos;
  • Aluguel e leasing: reforma, reparo e reimplantação de equipamentos alugados;
  • Falha na entrega: a devolução de um produto ao fabricante por meio de um centro de triagem postal devido à falha na entrega;
  • Gerenciamento de embalagens: um processo de reutilização de materiais de embalagem para evitar o desperdício. 

Logística reversa x cadeia de suprimentos circular - qual é a diferença?

A logística reversa e a cadeia de abastecimento circular envolvem os mesmos processos – reutilização, reciclagem ou revenda de bens e materiais. Mas eles são a mesma coisa?

A resposta curta é: a logística reversa é uma parte da cadeia de abastecimento circular. 

Em cadeias de abastecimento circulares, o processo de devolução e reaproveitamento de bens é repetido continuamente. Em outras palavras, uma cadeia de suprimentos circular precisa da logística reversa como um componente central.

O objetivo de uma cadeia de abastecimento circular é reduzir o aterro sanitário a zero – ou o mais próximo possível disso. Muitas organizações estão descobrindo como fechar o ciclo em sua cadeia de suprimentos, mas as cadeias verdadeiramente circulares ainda estão se desenvolvendo.

Logística reversa é outro nome para uma cadeia de suprimentos reversa
Logística reversa é outro nome para uma cadeia de suprimentos reversa

Quais etapas compõem o processo de logística reversa?

As práticas de logística reversa variam de empresa para empresa, mas geralmente inclui algumas ou todas estas etapas básicas:

Processe uma devolução
Isso acontece quando um consumidor sinaliza que deseja fazer uma devolução, um produto chega ao fim de sua vida útil, uma quantidade de resíduos ou recuperação acumulada ou um recipiente está pronto para ser reutilizado.

As práticas de logística reversa variam de empresa para empresa, mas geralmente inclui algumas ou todas estas etapas básicas:

Processe uma devolução
Isso acontece quando um consumidor sinaliza que deseja fazer uma devolução, um produto chega ao fim de sua vida útil, uma quantidade de resíduos ou recuperação acumulada ou um recipiente está pronto para ser reutilizado. 

O software inteligente ajudará no processamento de devoluções, um processo que pode ser complicado e envolver:

  • Identificação e avaliação de um produto e sua condição;
  • Autorização para mover o produto de volta para a cadeia de abastecimento;
  • Remessa das mercadorias;
  • Qualquer aprovação de financiamento ou substituição de produto para um cliente. 

Determinando o destino da devolução

Quando o produto foi avaliado e o motivo de sua devolução foi identificado, o próximo passo é determinar para onde ele deve ir em seguida: Ele pode ser revendido como está ou precisa de reparos? Se não pode ser revendido, pode ser decomposto?

Reparar / reformar
Em muitos casos, um produto devolvido pode ser consertado ou reformado. Isso pode variar de simples a complexo – desde a limpeza de uma peça desgastada do equipamento até a substituição de componentes danificados. De qualquer forma, esta etapa envolve retornar o produto a um estado de novo. 

Vender como novo
Se o produto estiver em estado de novo, pode ser vendido como tal. Dependendo da natureza do produto, do estado dos reparos e se ele pode ser reembalado adequadamente, o produto será vendido pelo preço total ou com desconto.

Reuso
Alguns produtos e materiais devolvidos podem ser recuperados e reutilizados em sua forma atual. Os materiais recuperados são diferentes dos materiais reciclados porque não passam por processamento posterior. Está se tornando mais comum para empresas de alimentos e bebidas, por exemplo, coletar, limpar e reutilizar caixas, garrafas e barris.

Reciclar 
Onde os bens não podem ser recondicionados ou reutilizados, eles podem às vezes ser quebrados, triturados ou derretidos, e então reformados e transformados em um novo produto.

Nem todo fabricante terá a capacidade de reciclar produtos devolvidos, mas as empresas estão inovando para encontrar novas formas de reciclagem.

Disposição
O descarte ainda faz parte da cadeia de logística reversa, mas tem um papel muito menor à medida que as empresas encontram maneiras de revender, reutilizar e reciclar seus produtos devolvidos.

O descarte pelos consumidores costumava ser considerado o fim da cadeia de suprimentos, mas as cadeias de suprimentos que incluem um componente de logística reversa tratam isso como último recurso.

Os bens nem sempre podem ser recondicionados. Em vez disso, eles podem ser quebrados, triturados ou derretidos para serem reciclados
Os bens nem sempre podem ser recondicionados. Em vez disso, eles podem ser quebrados, triturados ou derretidos para serem reciclados.

Por que a logística reversa é importante?

Então, por que um fabricante ou varejista configuraria um processo de logística reversa? O que eles têm a ganhar com isso? 

Abaixo, discutimos cinco fatores importantes em mais detalhes: 

  • Economia de custos: mais pessoas estão comprando online e as taxas de devolução aumentaram, o que significa que um processo de devolução eficiente pode economizar dinheiro para sua empresa;
  • Satisfação do cliente: Ter um processo de devolução rápido e fácil aumenta a satisfação e retenção do cliente;
  • Valor das mercadorias: a reutilização de mercadorias devolvidas ajuda os fabricantes a aumentar o valor das mercadorias ou a sustentabilidade da cadeia de abastecimento – ou ambos;
  • Sustentabilidade: os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade. O reaproveitamento de produtos alcança maior nível de sustentabilidade e pode ajudar a melhorar a reputação de uma empresa;

Insights de negócios: um processo de logística reversa bem organizado fornecerá dados valiosos para ajudá-lo a otimizar ainda mais suas operações.

Economizando custos com devoluções em um mundo digital

À medida que os consumidores compram mais e mais online, a taxa de retorno só aumenta. Nesse ambiente, um processo de logística reversa bem planejado e ágil pode reduzir as perdas. 

Em uma pesquisa do SEBRAE de 2018 com 1.000 compradores, 89% disseram que compraram um item online e o devolveram. Outros 41% disseram que compram várias versões do mesmo item com a intenção de devolver alguns deles. 

Uma pesquisa recente da FECOMERCIO, mostra a diferença nas taxas de retorno entre as compras na loja e online. A taxa de devolução para itens comprados em uma loja física de varejo (8-10%) foi cerca de metade da de produtos comprados online (20%). A taxa de retorno para ‘bens caros’ foi mais do que o dobro novamente (50%). 

Sem um processo eficiente de organização, processamento, envio e manuseio de devoluções, o gerenciamento desse processo pode ser caro. 

Ter uma política de devoluções transparente e justa é um primeiro passo importante. É provável que mais pessoas comprem produtos em uma loja online se souberem que podem devolver facilmente produtos que não são adequados. Isso significa que o custo das devoluções deve ser considerado no preço de seus produtos. 

Quando as mercadorias chegam de volta ao depósito, um processo eficiente novamente economiza dinheiro. A tecnologia de controle de estoque permite o rastreamento de mercadorias devolvidas e reduz o tempo que leva para um produto entrar novamente no estoque. Isso significa que as mercadorias podem ser revendidas ou reaproveitadas mais rapidamente, o espaço do armazém otimizado e o desperdício de estoque minimizado.

Refinando seu processo de logística reversa

Usando um software inteligente, você pode ter um controle completo do seu estoque. Isso fornecerá dados úteis para refinar o processo de devolução. Por exemplo, você pode analisar os motivos pelos quais os produtos são devolvidos, resolver os problemas que causam isso e melhorar suas decisões de compra com essas informações. 

Um software inteligente também fornecerá métricas para ajudá-lo a otimizar seu programa de logística reversa e torná-lo mais fácil para seus negócios e clientes. Você poderá comparar as taxas de devolução ao desperdício, custo versus popularidade do produto, giro de estoque e muito mais.

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