Do pedido até a Entrega
O Lead Time (Tempo de Processamento) e o Cycle Time (Tempo de Ciclo) são termos amplamente usados no mundo dos processos de manufatura. No entanto, as pessoas costumam confundi-los ao tentar explicar a diferença entre os dois e sua importância para as operações enxutas.
Lead time, também conhecido como ciclo de produção, é um processo que começa quando uma solicitação é feita para um produto ou serviço e termina quando a solicitação ou pedido concluído é entregue ao cliente. O Cycle Time, ou tempo de ciclo, é um processo que inicia quando uma tarefa operacional começa e a acompanha até o momento em que essa operação termina.
Compreender o lead time e os tempos de ciclo são importantes para os gerentes de produção e profissionais de manufatura ajudarem a melhorar a eficiência e otimizar as operações.
Lead Time
Lead time é o período entre o aparecimento de uma nova solicitação até sua saída final do sistema. É caracterizada pelo tempo gasto entre o recebimento do pedido e a entrega, portanto, os Lead Times são processos externos que são visíveis para seus clientes.
Por exemplo, um cliente pede um produto em 1º de agosto e o produto é entregue em 5 de agosto, o Lead Time do pedido nesse caso é de cinco dias.
Tempo de ciclo
O tempo de ciclo de estoque refere-se ao tempo decorrido entre o início de um processo de produção e o término do processo. É o tempo gasto ou tempo de produção para produzir uma unidade do inventário.
Usando o exemplo acima, se um cliente fez um pedido em 1 de agosto e teve um Lead Time de cinco dias, entre a solicitação e a entrega, provavelmente, o trabalho de produção não começou antes de 3 de agosto, pois, será necessário confirmar a solicitação, delegar as etapas da produção, os envolvidos e o controle de qualidade. O Cycle Time, nesse caso, é de dois dias necessários para produzir e entregar o item.
O Tempo de Ciclo é o primeiro passo para medir com que precisão uma operação de manufatura é utilizada. Você precisa apenas de dois números para calcular o Tempo de Ciclo. O número total de produtos que precisam ser produzidos e o tempo total necessário para produzi-los.
Com essas informações, basta fazer a seguinte equação:
Exemplo do Tempo de Ciclo
Suponha que sua equipe trabalhou 20 horas por semana, produzindo um total de 80 unidades de cortinas.
Reduzir os tempos de ciclo pode, por padrão, reduzir os Lead Times, portanto, cortar o tempo de ciclo deve ser um dos aspectos mais importantes de qualquer projeto de manufatura.
Controle de inventário
O lead time geralmente é contado em dias e quando visto no contexto do controle de estoque, diferentes causas podem impactar os lead times, incluindo atrasos no fornecimento e atrasos no novo pedido.
Em muitos casos, o estoque não pode ser reabastecido imediatamente por um fornecedor. Isso pode ser devido a restrições de programação ou por considerações de distância e logísticas. Para garantir que o estoque necessário esteja disponível para atender às necessidades de produção, os gerentes precisam antecipar quanto estoque será consumido entre as atividades atuais e o próximo fornecimento de estoque de reposição.
Controle e Previsibilidade de Lead Time
Um atraso de reordenamento de estoque pode ocorrer quando os prazos de entrega do fornecedor são calculados incorretamente. Por exemplo, se uma remessa leva 4 dias para ser entregue por um fornecedor, mas o reordenamento é realizado apenas semanalmente, o estoque deve levar em consideração o atraso no reordenamento mais os 4 dias de atraso no fornecimento.
Ao automatizar os processos de gestão de inventário, você pode reduzir os erros nos cálculos de lead time e, por sua vez, melhorar os tempos de ciclo e o controle de estoque. Da mesma forma, monitorando regularmente os fluxos de trabalho usando as ferramentas analíticas apropriadas, você pode ajustar os fluxos de trabalho quando necessário para melhorar a eficiência da equipe e os processos de manufatura da sua empresa.