O Setor Casa e Decoração tem sido muito importante para o comércio eletrônico. Enquanto setores como Automotivo e Bebidas caíram quase em 50% na quantidade de demandas de pedidos, o setor de Casa e Decoração cresceu em 24% em 2020 e 53% no faturamento em comparação a 2019, segundo pesquisa Webshoppers da Ebit e Nielsen.
O motivo desse crescimento foi o planejamento das marcas, que já vêm crescendo consistentemente ano após ano e o impacto da pandemia, que obrigou as pessoas a permanecerem em casa e, automaticamente, adaptarem seus ambientes para o home office ou simplesmente, para melhor conforto.
Nesta mesma pesquisa, destacam-se:
- O segmento está em 4º lugar no volume financeiro gerado para o e-commerce;
- A categoria possui cerca de 39% do volume de busca em sites de buscas e 16% nas redes sociais.
Levando os dados da pesquisa em consideração, levantamos 7 dicas para ajudar a sua loja a vender mais online.
1 - Tenha presença digital
O ditado “Se você não é visto, não é lembrado” cabe perfeitamente aqui. Ter uma presença digital é primordial para vender online. Ser digital não é apenas ter um site e perfis nas redes sociais, isso ajuda, mas não define seu sucesso online. Ter presença digital é ter frequência de suas publicações, consistência de seu conteúdo, atendimento imediato e planejamento de conteúdo. Tendo essa checklist preenchida, você estará mais do que apto para vender online.
2 - Estratégia Comercial
O segmento de Casa e Decoração é bastante extenso, pois vai desde móveis, utilidades domésticas, até luminárias e artigos de decoração. Para escolher sabiamente quais subsegmentos escolher, o ideal é traçar um plano de negócio com: Público-alvo, Canais de distribuição, Logística, Precificação, Marcas… Além de definir estratégias como: Produtos novos ou usados? Marcas famosas ou independentes? Produtos prontos ou “Faça você mesmo”? Isso te ajudará a ter um norte de como se posicionar digitalmente e vender para a audiência correta.
3 - Portfólio Seletivo
Quando se trata de itens de decoração, é recomendável ter várias opções para a melhor adaptação nos ambientes, mas isso não quer dizer que você tenha que vender tudo relacionado a decoração, pois é um universo amplo, que vai desde móveis e decoração infantil, minimalista, para pets e até mesmo, corporativa. Foque nas opções de texturas, cores e materiais dos mesmos itens e escolha um nicho específico para escalar seu portfólio.
3 - Portfólio Seletivo
Quando se trata de itens de decoração, é recomendável ter várias opções para a melhor adaptação nos ambientes, mas isso não quer dizer que você tenha que vender tudo relacionado a decoração, pois é um universo amplo, que vai desde móveis e decoração infantil, minimalista, para pets e até mesmo, corporativa. Foque nas opções de texturas, cores e materiais dos mesmos itens e escolha um nicho específico para escalar seu portfólio.
4 - Venda Online
Modelo de negócios pronto, portfólio e presença digital definidas, o que falta agora?
Segundo a Webshoppers, redes sociais e sites de buscas são os principais meios para chegar ao seu site, portanto, ele precisa ser otimizado, responsivo e de fácil usabilidade, pois, ele é seu canal de distribuição focal para vender mais online. Opte por plataformas de e-commerce com boas reputações ou desenvolva seu e-commerce do zero, mas foque sempre no melhor servidor, melhor layout e melhores integrações com sistemas de pagamento e frete. Esse cuidado sempre diferencia sites que vendem dos que não vendem.
5 - Publicidade Digital
Um site novo raramente consegue gerar acessos orgânicos suficientes para se manter, para isso, estratégias de mídia paga são super recomendadas. Mas, antes de você apertar no “Impulsionar” no Instagram, dedique um tempo estruturando sua campanha. Seja uma campanha de aquisição de usuários novos ou remarketing para visitantes frequentes, planeje toda a jornada do cliente, desde o anúncio no Facebook, Instagram ou Google até a compra no seu site. Defina seu orçamento, criativos e otimize as páginas que receberão esse tráfego. Quando for criar seus anúncios, lembre-se que o cliente sempre busca “Descontos”, “Frete grátis”, “Cashback”, “Opções de Parcelamento” e “Variações de itens”. Tendo isso pronto, ative e monitore suas campanhas.
6 - Marketplaces
Segundo a Webshoppers, o maior volume de vendas online ocorre nos marketplaces, pois, o cliente confia em marcas mais conhecidas, por mais que seja um terceirizado responsável pela venda e entrega, portanto, aproveite-se dessa preferência e se associe com Marketplaces que mais tenham a ver com seus produtos, margens e modelo de negócio. Dessa forma, você poderá vender online em mais canais, além do seu site e redes sociais.
7 - Fornecedores confiáveis
Caso sua loja não fabrique os itens de decoração e precise de fornecedores, recomendamos selecionar com cautela pois, eles serão responsáveis indiretamente com a reputação da sua loja. Produtos de qualidade, segurança na logística, prazo de entrega menor que o esperado e preço competitivo são fatores determinantes para a escola e recomendação dos seus clientes para outros.
Tenha sempre de dois a três fornecedores para o mesmo item, assim, você terá mais previsibilidade na precificação final e evitará problemas com frete ou quantidades.
Dica Bônus: Ferramentas Indispensáveis
Para que todo o seu planejamento com loja surta efeito, você precisará de ferramentas que otimizem e automatizem suas tarefas diárias. Entre a gestão de pedidos, Cadastros de clientes, Controle de estoque, Emissão de notas fiscais de compra e venda, Controle financeiro, Controle logístico e demais tarefas diárias, opte por ferramentas horizontais que te deem o controle geral do seu negócio com um clique. Conheça a edecoração.
Gostou de nossas dicas? Elas servem para te ajudar a se posicionar e ser referência digital. Essas dicas te trarão resultados, porém, é necessário dedicação e, se necessário, a contratação de ferramentas profissionais para que você possa focar apenas no que faz de melhor… expandir seus negócios.