Se você trabalha com qualquer tipo de produção, certamente sabe que para gerar lucro é necessário ter um controle eficiente de compras e de estoque. Ter esse processo definido te ajudará a evitar problemas como:
- Despesas não planejadas por falta de pedidos;
- Atrasos logísticos ao cliente devido à falha na entrega da matéria-prima;
- Falta ou excesso de estoque.
Esses problemas resultam na perda de clientes e danificam a imagem da sua empresa, além de desestabilizar a saúde financeira do seu negócio.
Por isso, separamos 5 dicas para você colocar em prática ainda hoje e definir seu processo de compra de forma eficiente.
1 - Plano de Negócio
Recentemente, criamos um artigo mostrando “Como vender produtos de decoração Online“, onde abordamos alguns passos que te ajudam a vender de forma inteligente, utilizando os meios digitais. Nesse mesmo artigo, falamos sobre a importância de rever o seu plano de negócios e definir uma estratégia comercial (leia o artigo na íntegra aqui). Para ter um processo de compra mais efetivo, é de extrema importância ter em mente:
- Quem é seu público-alvo,
- Quais serão os produtos comercializados,
- Quem são seus parceiros-chave,
- Qual a melhor precificação…e tudo mais.
Reveja ou crie seu modelo de negócios o quanto antes e tenha controle total sobre suas receitas e despesas de forma planejada e previsível.
2 - Controle de Fornecedores
Ter apenas um fornecedor é muito prejudicial para sua empresa pois sua precificação é totalmente associada ao custo de produção e precificação dele. Tenha mais fornecedores em sua lista para poder negociar prazos e preços. Liste-os e analise os seguintes pontos:
- Quais são os benefícios dessa parceria?
- Quais são os prazos de entrega e faturamento?
- Quais produtos ou matéria prima que eles comercializam com você?
- Qual a margem de lucro que eles podem negociar?
Essa análise trará luz ao seu setor de compras e te norteará a escolher seus fornecedores principais e os substituíveis.
3 - Controle de Estoque
Estoque parado é dinheiro parado. Estoque vazio é falta de planejamento. Saber o ponto de recompra é uma das habilidades cruciais para conquistar a tão sonhada Receita Previsível em seu negócio. Liste seus produtos, matéria-prima, insumos e tudo o que for necessário para melhor agendamento dos pedidos, evitando atrasos na entrega e falta de matéria-prima em estoque.
4 - Otimize suas Cotações
A agilidade no processo de cotação diminui a janela entre a entrada do pedido do cliente e a sua entrega, aumentando sua reputação e dando mais tempo para a confecção e logística. Para melhorar o seu processo de requisição de compras, recomendamos que automatize as solicitações através de um sistema, para que o gerenciamento das requisições seja feito com mais facilidade e agilidade.
5 - Controle de Pedidos
Esse passo pode parecer óbvio, porém há muitas empresas que quebram por não ter o controle de pedidos automatizado, confiando em planilhas e papéis e correndo o risco de perder cadastros e pedidos. Para que o seu planejamento de aquisições seja efetivo, além de gerenciar o seu estoque, cotações e CRM, é necessário ter um bom planejamento de pedidos. Quando sua demanda for maior que a média, você poderá fazer cotações e solicitar pedidos com antecedência, evitando atrasos e perdas.
Dica Bônus: Treinamento e ferramentas
Para que o processo de compra e controle de perdas seja implementado de forma efetiva, a capacitação dos seus colaboradores é extremamente importante, pois, as perdas não ocorrem apenas devido a estoque parado, mas, em falhas na produção, problemas de armazenamento e defeitos nas máquinas e ferramentas. Outro ponto a se considerar é a utilização de sistemas de gestão integrados, informatizados e fáceis de usar para otimizar sua rotina.