Se você está configurando uma operação de fabricação – ou deseja melhorar a já existente – é provável que esteja procurando maneiras de garantir que seja o mais eficiente possível em termos de tempo e custo.
Aqui, levamos você a elementos importantes do processo de fabricação com as melhores práticas em mente – desde o desenvolvimento do produto até a produção, embalagem e controle de desperdício. Também veremos as ferramentas que você pode usar após a produção para refletir e melhorar seus processos.
Nem todas essas etapas se aplicarão ao seu negócio, mas esse é um guia de práticas recomendadas que você pode escolher para tornar seu processo de fabricação o mais tranquilo possível.
Antes de passarmos à fabricação propriamente dita, vamos dar um passo atrás e ver como a fabricação se encaixa no desenvolvimento de produtos como um todo. O desenvolvimento do produto é tradicionalmente pensado como ocorrendo antes da fabricação – mas, na realidade, é essencial considerar como seu produto será feito durante o estágio de desenvolvimento.
O processo de desenvolvimento do produto geralmente é apresentado como uma série de etapas, mas é melhor que você integre essas etapas para considerar como fabricar seu produto à medida que o projeta. Afinal, não faz sentido projetar um produto que não possa ser produzido em escala de forma econômica.
As etapas do processo de desenvolvimento do produto incluem:
- Concepção do produto – Tenha uma ideia de como será o seu produto.
- Pesquisa e validação do produto – Expanda sua pesquisa: Seu produto atende a uma necessidade do mercado?
- Projeto – Inicie o processo de design: Qual é a função do produto e do que ele será feito? Como vou fabricar meu produto?
- Prototipagem e testes – Resolva problemas antes da fabricação testando um protótipo em seus clientes-alvo.
- Projeto definitivo – Refine seu projeto usando recursos como Photoshop ou a boa e velha prancheta.
- Projeto de produção e custeio – Garanta que seu produto possa ser fabricado economicamente.
- Fabricação e montagem – Programe a produção, fabricação, montagem e embalagem do seu produto.
Marketing e distribuição – Tenha uma estratégia de entrada no mercado para que as pessoas conheçam seu produto e por que devem comprá-lo.
Listas de materiais (LDM)
Com o projeto final concluído, você passará a um planejamento de produção mais detalhado. No centro disso estão as listas de materiais que serão necessários. Gerenciar suas listas de materiais é uma parte essencial do seu planejamento de produção – talvez a parte mais essencial.
Uma LDM é uma forma de ter compreensão sobre quais materiais, componentes, montagens e submontagens serão necessários em cada um de seus produtos. Para cada ‘ingrediente’, a LDM registra a quantidade, unidade de medida, número e nome da peça e quaisquer outras informações relevantes.
As listas de materiais geralmente relacionam os ingredientes hierarquicamente, com o produto acabado no nível mais alto e os subconjuntos organizados em camadas abaixo. Os componentes mais acima nesta hierarquia são frequentemente chamados de ‘pais’ e os subconjuntos que os integram como seus ‘filhos’.
Suas LDMs serão estruturadas de acordo com as necessidades de cada produto, podendo ser de nível único para produtos simples, ou multinível para produtos complexos com milhares de peças, por exemplo.
Como você pode otimizar sua lista de materiais?
A chave para uma boa lista de materiais é incluir todas as informações necessárias para a produção de seus produtos acabados. Você também deve garantir que seja preciso, fácil de usar e que haja uma única versão disponível para todas as partes interessadas envolvidas – e que você atualize suas listas assim que as alterações forem feitas.
Por esse motivo, é melhor gerenciar listas de materiais com softwares. Quando as listas fazem parte do seu software de gerenciamento de estoque de fabricação, você pode rastrear facilmente os componentes e matérias-primas necessários para cada execução de produção e garantir que os tenha em mãos. Você também obtém uma visão clara do custo dos materiais, simplificando o cálculo das margens de lucro.
Por que as listas de materiais de fabricação (LDMF) são tão importantes?
A lista de materiais de fabricação (LDMF) é um tipo de LDM que relaciona os componentes e operações necessários para criar um produto acabado e despachável – incluindo equipamentos, consumíveis, embalagens e manuais de instruções e processos de montagem.
Manter LDMFs precisos e atualizados lhe dará maior controle sobre sua operação de fabricação – o que o ajudará a obter melhor custo e eficiência de processos. Outros benefícios importantes das LDMFs são que eles te ajudam da seguinte forma:
- Obter e atribuir materiais de forma otimizada – Evite erros como atribuir estoque duas vezes, pedir a quantidade errada, ficar sem materiais e produzir desperdício excessivo.
- Dê aos funcionários acesso às informações – Vários departamentos podem consultar a lista de materiais de fabricação para obter informações atualizadas – desde engenharia e equipe de chão de fábrica até empreiteiros externos, por exemplo.
- Gerencie operações complexas e várias partes interessadas – Uma lista de materiais de fabricação pode ser particularmente útil quando a produção inclui subprocessos complexos – por exemplo, quando seus produtos incluem vários subconjuntos e/ou terceirizados que estão fornecendo componentes ou mão de obra.
Acompanhe e refine suas operações – A lista acompanha sua operação do início ao fim, te ajudando a identificar problemas e fazer ajustes.
Planejamento de produção: de que software as PMEs precisam?
Você tem o design do seu produto e suas listas de materiais – então, como você planeja a sua produção?
O planejamento da produção é geralmente descrito como uma série de etapas:
- Comece com um amplo plano de produção
- Mapeie seu processo de fabricação (‘roteirização’)
- Crie um cronograma de produção
- Produza um cronograma mestre
- Fabrique seu produto (‘despachando’ ou ‘ativando’)
- Monitore a produção e realize o controle de qualidade
Para gerenciar essas etapas, há uma variedade de softwares disponíveis no mercado, incluindo sistemas complexos e caros de planejamento de requisitos de materiais (MRP) e planejamento de recursos empresariais (ERP).
Mas para as PMEs, alguns sistemas de MRP e ERP incluem recursos além do necessário – e muitas vezes além do orçamento. Isso ocorre porque essas empresas pretendem atender quase todo tipo de negócio e dessa forma, não levam em consideração aspectos exclusivos de determinados segmentos, como no caso de lojas de decoração que, precisam calcular além da produção e comissões, o gerenciamento de estoque de materiais que dependem da demanda dos clientes e não da flutuação de preços de matéria prima.
O software certo elimina a dor de cabeça de gerenciar seu estoque de lojas físicas e de comércio eletrônico – e traz melhorias significativas em todos os aspectos. O software certo pode fornecer inteligência de negócios valiosa para que você possa acompanhar os KPIs de produção e prever com mais precisão.