O tempo de ciclo (Cycle Time) tem tudo a ver com a velocidade de entrega de um produto ou serviço ao seu cliente. Para ajudá-lo a entender esse processo, este artigo explica o que é o tempo de ciclo, o significado que um tempo de ciclo mais curto pode ter para a sua empresa e, uma vez que você entenda isso, ampliamos seus horizontes sobre como gerenciar melhor o tempo de ciclo em benefício de seus negócios e clientes.
O tempo de ciclo nos diz o esforço gasto na fabricação de um item no estoque. Inclui o tempo total do início ao fim deste processo, conforme definido por você e seu cliente. O tempo de ciclo inclui o tempo de processo, durante o qual uma unidade de estoque é acionada para aproximá-la de uma saída final, e o tempo de atraso, durante o qual uma unidade de trabalho é gasta aguardando a próxima ação. Isso pode ser comumente expresso pela seguinte equação:
Tempo de ciclo = tempo de produção + tempo de espera para produção
Como outras medições de tempo, você pode distinguir entre o tempo de ciclo atual que você realmente tem, simplesmente chamado de tempo de ciclo e o tempo de ciclo desejado – o tempo de ciclo alvo. Em poucas palavras, o tempo de ciclo é o tempo total usado para mover o estoque do início ao fim de um processo físico.
A importância do tempo de ciclo
Quanto menor o tempo de ciclo, menor é o lead time para o seu cliente. Levando isso em consideração, é possível se planejar para lançar produtos no mercado muito mais cedo e mais rapidamente. Tomemos, por exemplo, o mercado de smartphones. O aprimoramento contínuo de tecnologia e recursos resulta no lançamento de novos modelos a cada duas semanas. Aqui, um tempo de ciclo reduzido é de primordial importância, pois isso refletirá diretamente nas vendas do produto antes que um modelo mais novo seja lançado no mercado.
Além disso, se o tempo de ciclo de um negócio for menor do que seus concorrentes, isso pode ajudar a resultar em uma vantagem competitiva ao chegar primeiro ao mercado. Os benefícios de transbordamento do tempo de ciclo reduzido podem resultar em preferências mais altas do cliente para esse negócio. De maneira semelhante, a satisfação do cliente também pode aumentar, pois os produtos estão em condições de serem entregues antes do prazo de entrega esperado – superando as expectativas do cliente.
Tempo de ciclo mais curto também pode significar maior eficiência. Quanto menor o tempo de ciclo de um estoque, é possível reduzir os custos, aumentando a lucratividade e o ROI. Da mesma forma, isso permite a oportunidade de aumentar a produtividade. A diminuição do tempo de ciclo é alcançada pela redução do tempo gasto em atividades de menor valor agregado, simplificação e racionalização de processos reduzindo diretamente o custo das operações.
Dicas para reduzir o tempo de ciclo
Conferência de Medidas
É extremamente importante, antes de iniciar o seu fluxo de produção, conferir se o pedido do cliente está correto, levando em consideração as medidas, cores, cortes,tamanhos, etc…
É recomendável a conferência de medidas antes ou posterior a aprovação da venda. Se a conferência for feita antes da aprovação e houver medidas a mais, você pode cobrar o cliente. Se a conferência for feita após a aprovação, e houver excedente, você arcará com o prejuízo.
Defina o Workflow (Fluxo de Trabalho)
Fluxo de trabalho, conhecido também como workflow, é a forma como os processos são realizados em uma empresa. Consiste em atividades desenvolvidas em uma organização a partir de um padrão repetível e sequencial. Organize as tarefas de modo linear, seguindo uma direção fixa, onde cada etapa concluída leva diretamente à próxima.
Defina os responsáveis pela execução
O controle de produção deve ser mapeado e executado de forma organizada. Para isso, defina quem ficará em cada posição de trabalho.
Defina o Gestor da produção
Para garantir qualidade na entrega e otimização do processo, defina o gestor que supervisionará o início, meio e final do processo, sugerindo melhorias e identificando pontos de atenção da equipe.
Gerenciamento de tempo e agendamento
Prever e identificar problemas ou gargalos com antecedência reduzirá o tempo de inatividade. Revisitar o agendamento ajuda a identificar melhorias.
Envolvimento dos funcionários
Ao iniciar fluxos de produção, as empresas podem coletar oportunidades de melhoria dos funcionários para reduzir o tempo de ciclo. Ideias geradas por pessoas que trabalham em processos centrais produzirão insights valiosos.