Como está evoluindo a indústria de logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos – e quais desenvolvimentos você precisa considerar?
Nós da edecoração levantamos relatórios do mercado, vasculhamos a Internet e identificamos as principais áreas de mudança, e aqui nós dividimos para você com 7 das principais tendências que esperamos ver neste setor em 2022. Veja a Parte 2
1. Equipamentos e veículos estão mais automatizados do que nunca
Não faz muito tempo, os veículos autônomos e os robôs autoguiados eram coisa da ficção científica. E então eles se tornaram exclusivos para varejistas globais de grandes marcas como a Amazon. Agora eles estão ao alcance de muitas organizações com funções de logística ou armazenamento.
Tendência: Espera-se que o mercado global de robótica de depósito autônomo quase dobre de tamanho até 2025, atingindo 27,2 bilhões de dólares.
É provável que a partir de 2022, os veículos e equipamentos autônomos surjam cada vez mais como uma tendência chave no setor de logística e cadeia de suprimentos. Equipamentos que vimos cada vez mais automatizados incluem:
- Armazenamento automatizado: os sistemas robóticos de separação de pedidos e outras tecnologias de armazenamento permitem que os robôs encontrem, separem e movam o estoque em grandes depósitos – a uma taxa muito mais rápida do que os humanos e com menos risco à segurança. Uma empresa, a Exotec, já implantou mais de 2000 dessas unidades em todo o mundo .
- Caminhão automatizado: acredita-se que o uso de caminhões autônomos será difundido muito antes dos carros autônomos. Na verdade, o financiamento dos investidores para essa tecnologia disparou desde 2017, passando de 1 bilhão de dólares para 5,6 bilhões em 2021.
Entrega automatizada: drones de entrega são a peça final do quebra-cabeça de logística, automatizando as entregas usando robôs voadores. Starship Technologies é uma empresa que usa drones pequenos de seis rodas para mover mercadorias em um pequeno raio e completou 2 milhões de entregas em 2021. Amazon Prime Air está liderando o caminho em drones voadores, oferecendo entrega em 30 minutos para alguns clientes, graças a esta tecnologia.
Robôs como esses podem oferecer enormes benefícios, incluindo aumentar a segurança e automatizar tarefas servis e repetitivas – além de permitir que os trabalhadores humanos se concentrem em outras atividades que agregam valor.
2. Covid-19 trouxe um boom da tecnologia de nuvem
A tecnologia de nuvem em logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos certamente não é uma tendência nova, mas graças à Covid-19, ela teve um boom desde 2020 e provavelmente continuará a ter uma popularidade crescente à medida que avançamos em 2022 e além.
A indústria da nuvem como um todo obteve um enorme sucesso, com uma taxa composta de crescimento anual de 19,1%, levando a um tamanho de mercado esperado de US$ 1.2 bilhões de dólares até 2028, em todo o mundo. Um aumento no consumo de big data, transformação digital e adoção de 5G contribuíram para esse crescimento monumental e o desenvolvimento da tecnologia de IA e Internet das coisas (IoT) contribuirão ainda mais.
O boom da tecnologia em nuvem impactará mais as PMEs do que as grandes marcas
A Grand View Research prevê que a transformação digital afetará principalmente as PMEs, à medida que o custo da tecnologia em nuvem continua caindo – permitindo que mais e mais empresas acessem softwares avançados, como análise de dados, ERP, gerenciamento de estoque, CRM e softwares de contabilidade.
As empresas de logística também devem pensar no comércio eletrônico
Tecnologias de auto aperfeiçoamento, como ERP ou gerenciamento de estoque são frequentemente utilizadas em empresas que precisam ter controle total sobre a logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos mas, essas empresas também devem buscar tecnologias que as conectem melhor aos clientes e fornecedores – a saber, ferramentas de comércio eletrônico B2B.
Tendência: o comércio eletrônico não é apenas para varejistas. Na verdade, o Gartner acredita que 80% das vendas B2B serão feitas digitalmente até 2025 .
Qualquer empresa B2B que ainda dependa de representantes de vendas, reuniões pessoais e telefonemas pode ficar para trás a partir de 2022. A pesquisa do Gartner mostra que, quando um comprador B2B está comparando opções, ele gasta apenas cerca de 5% de seu tempo em contato com representantes de uma empresa individual.
Enquanto isso, uma plataforma de comércio eletrônico desenvolvida especificamente para colocar o poder nas mãos dos clientes e tornar a navegação por seus produtos e serviços algo simples e interativo pode ajudar a melhorar sua competitividade em 2022.
3. Última milha como um serviço
Quando falamos sobre a jornada de um produto pensamos sistematicamente no momento em que ele sai do estoque, é direcionado à transportadora até a chegada na porta do cliente. A “última milha” da entrega (last mile delivery) é a etapa final desse processo.
Atualmente, há muita pressão na última milha, com os clientes querendo entregas mais rápidas e precisas a preços cada vez mais baratos.
Marcas como a Amazon geralmente são capazes de atender a essas demandas (lembre-se da entrega em 30 minutos mencionada acima), o que significa que as empresas de logística menores devem ser capazes de se manter ou correr o risco de perder negócios.
A logística terceirizada (3PL – Third-party logistics) tem sido uma solução por vários anos, e esperamos que alguns desses provedores direcionam seu foco cada vez mais para a última milha, fornecendo a última milha como serviço (LMaaS).
Mas o LMaaS ainda não está bem estabelecido
Muitas empresas estão tentando revolucionar a última milha, o que significa que estamos vendo alguns modelos de negócios diferentes surgindo no mercado – e às vezes afundando em alguns anos. A terceirização de entregas sob demanda é vista de forma positiva pois melhora a experiência de compra dos usuários, usando um modelo similar à Uber e AirBnB, mas para entrega de milha final. Isso tem um grande potencial para áreas urbanas, mas pode não ser capaz de acomodar as comunidades rurais.
Existem também marcas importantes como o Walmart oferecendo serviços como o Walmart GoLocal para entregas. Teoricamente, isso permite que empresas menores tenham acesso aos recursos logísticos de grandes marcas, mas – como acontece com os serviços sob demanda – é um concorrente potencial para os negócios existentes de logística e cadeia de suprimentos.
O que isso significa para o setor de logística?
2022 será um ano de escolha. Você opta por focar sua própria empresa em fornecer um serviço de entrega de última milha de alto valor – ou você abandona isso e permite que um terceiro cuide disso para você? Dado o foco nesta área e as expectativas do cliente, pode não haver uma terceira opção. Esta é definitivamente uma tendência a observar nos próximos anos.
Veja a segunda parte desse post clicando aqui.