Estoque parado é dinheiro parado, estoque vazio é falta de planejamento. Ter um controle de estoque garante a verificação da disponibilidade de produtos, matéria-prima, insumos e tudo o que for necessário para melhor gerenciamento dos pedidos, evitando atrasos na entrega e falta de matéria-prima em estoque.
Listamos 7 dicas que te ajudarão a gerenciar seu estoque a fim de descobrir o ponto de recompra e o de liquidação.
1. Crie um identificador único para cada item
Um SKU (unidade de manutenção de estoque) é um identificador exclusivo para cada item e pode te ajudar de diversas formas, como:
- Catalogação de produtos;
- Rastreamento de cada item, explicitando sua quantidade em estoque;
- Ter um identificador exclusivo para cada variável como cor, modelo ou sabor facilita a identificação de variantes de alta e baixa demanda.
2. Priorizar o inventário
Um estoque possui vários tipos de ítens, não apenas itens acabados e prontos para venda, como também, mercadorias devolvidas para reparos ou troca, peças sobressalentes, ferramentas, insumos e muito mais.
Categorize o seu inventário em grupos prioritários:
Identifique a natureza do estoque. Por exemplo, garantir peças sobressalentes para suporte pós-venda é fundamental, pois, atrasos no conserto de um item em garantia afetarão a confiança do cliente.
Identifique itens que se movem rapidamente e em demanda, detalhando a variável, cor ou tamanho específico. Itens caros podem precisar de menos unidades. Itens de baixo custo tendem a se esgotar rapidamente.
Implemente estratégias individuais para gerenciar diferentes tipos de estoque. As empresas inteligentes sincronizam os níveis de inventário com as campanhas de marketing. Eles se concentram na promoção de produtos que oferecem margens mais altas.
3. Identifique os níveis de estoque ideais
Manter estoque suficiente disponível pode parecer óbvio. Mas muitas empresas não acham isso viável o tempo todo. Eles acabam perdendo bilhões em receitas devido à falta de estoque de itens de alta demanda ou de alta demanda. A insatisfação do cliente por não encontrar o produto de que precisa, principalmente quando induzido a comprar o produto por meio de anúncios ou promoções, é um dano colateral.
Identificar e manter os níveis de estoque ideais é um exercício complicado. Considere os seguintes fatores para manter os níveis de estoque ideais:
- Elabore e implemente controles de estoque para reduzir situações de falta de estoque.
- Mantenha um nível de estoque de segurança para usar durante um aumento inesperado na demanda ou interrupção no fornecimento. Ao calcular o nível do estoque de segurança, considere a demanda média, a variabilidade da demanda e o tempo de espera. Além disso, considere os atrasos para contingências e deixe uma margem para erro.
- Evite overstocking e understocking. Identifique o nível de estoque ideal para cada item considerando possíveis interrupções ao identificar os níveis de reposição de estoque. Mas o excesso de itens bloqueia o capital.
- Rastreie o estoque regionalmente para identificar os itens mais e menos solicitados. Envie ações com baixas vendas de uma região para outras regiões onde haja maior demanda.
- Adote a estratégia de estoque adequada à natureza do seu negócio. Lembre-se do ambiente externo ao fazer o benchmarking das melhores práticas.
4. Previna interrupções de forma proativa
Problemas no estoque podem não ter nada a ver com a empresa. Pode resultar de um fornecedor não confiável ou de problemas na cadeia de suprimentos. O ambiente externo fluido e incerto, aumenta as chances de interrupções. Adote uma abordagem proativa na solução de problemas relacionados ao estoque das seguintes maneiras:
- Revise a cadeia de suprimentos em intervalos regulares, buscando métodos de melhoria como um exercício contínuo e discuta os problemas subjacentes com os parceiros da cadeia de suprimentos de forma proativa.
- Avalie o desempenho e a consistência do fornecedor em intervalos regulares. Substitua os fornecedores que costumam atrasar as entregas.
- Tenha backups. É sempre melhor ter mais fornecedores de um mesmo produto, mesmo que um fornecedor entregue em condições muito favoráveis. Da mesma forma, tenha canais alternativos de envio e rotas prontas para qualquer contingência.
5. Agite o estoque constantemente
A regra 80/20 de Pareto é uma regra prática e testada há anos pelo mundo todo. Nessa regra, 20% dos produtos vão gerar 80% das vendas e os outros 80% de produtos serão responsáveis por 20% das vendas fora de demanda. Apesar das melhores precauções e esforços, o estoque morto consome espaço valioso e esforço de processamento.
O gerenciamento de estoque eficaz requer um constante reajuste e agitação dos itens:
- Seja proativo ao descartar o estoque morto. Algumas opções incluem ofertas de desconto e pacotes com itens de movimentação rápida. Integre a estratégia de saída na estratégia geral de gerenciamento de estoque.
- O destino de qualquer produto depende do comportamento do cliente. Monitore o comportamento e os sentimentos do cliente em relação ao produto e faça as alterações necessárias.
6. Invista nas pessoas certas
Os recursos humanos são tão necessários quanto a tecnologia para a gestão de estoque. Treine seus funcionários nas funções críticas relacionadas ao gerenciamento, mesmo uma equipe altamente comprometida e habilidosa fica aquém se não receber um treinamento coeso.
Nunca sobrecarregue os funcionários, sobrecarregando-os com trabalho excessivo. Invista em tecnologia para automatizar tarefas rotineiras. Certifique-se de que os funcionários realizem tarefas cognitivas que agregam valor.
7. Investir em software de gerenciamento de estoque
O gerenciamento de estoque eficaz otimiza os processos de negócios, encanta os clientes, melhora a produtividade da força de trabalho e cria uma espiral ascendente de energia positiva. Os clientes que encontram seus itens favoritos sempre em estoque fazem da loja sua primeira preferência.
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